A REFORMA DA LEI ROUANET

      Em 1991 era aprovada pelo Congresso Nacional a Lei 8.313 (Lei Rouanet), idealizada pelo então ministro Sérgio Paulo Rouanet, que denia normas para o nanciamento federal à cultura brasileira.

      A Lei Rouanet teria como principal objetivo repassar um montante de verba pública para a área cultural. O governo abriria mão de receber 4% do imposto de renda das empresas para que estas destinassem o recurso para os projetos culturais que fossem mais interessantes para suas estratégias de comunicação.

      As regiões com maior arrecadação de impostos, como o sul e o sudeste, acabavam sendo mais beneciadas que outras e o mecanismo de renúncia scal provou não ser suciente para dar conta da demanda cultural da sociedade brasileira. Mais de três mil projetos passaram pelo sistema de avaliação, sem obter sucesso.

      Após 18 anos, surge a proposta de uma reforma da lei, com o objetivo de fazer com que mais projetos possam ser beneciados através da diversicação de formas de acesso aos recursos públicos, e acabar com a centralização de projetos nas regiões sul e sudeste. Com a criação de fundos de nanciamento especícos, como o fundo setorial para teatro e dança , espera-se ter uma fonte de recursos exclusiva poupando tempo de busca por patrocínio e evitando que a verba seja direcionada apenas para áreas artísticas que possam parecer mais lucrativas às empresas. A nova lei irá criar conselhos setoriais em todos os fundos. Isso tornará as linhas de ação de cada fundo uma resposta imediata às demandas do setor.

      A reforma pretende, ainda, transformar o Fundo Nacional de Cultura (FNC), já existente, no ator principal do processo de nanciamento cultural. Além disso, a reforma quer democratizar o acesso à cultura, regionalizar os recursos públicos, criar o vale cultura e quatro novas faixas de renúncia scal - atualmente existem somente duas, 30 e 100%, seriam criadas faixas de 60, 70, 80 e 90% - e valorizar o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart), que também já existe, mas não saiu do papel.

Você também pode saber mais sobre a Lei Rouanet assistindo ao vídeo (abaixo) da matéria veiculada no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, em 24/03/2009. Ou assistindo ao vídeo do programa Vitrine, da TV Cultura, que fala sobre a lei aqui.







∞ Carla Lento Faria

0 comentários: