O TEATRO INOVADOR DE NELSON RODRIGUES

Homem polêmico, inovou o teatro brasileiro ao mexer com toda a estrutura da época, tratando de paixões exacerbadas, obsessões, taras, incestos e conflitos.





       Nascido na cidade do Recife – Pernambuco, em 23 de agosto de 1912, é o quinto  lho, dos catorze, do casal Maria Esther Falcão e o jornalista Mário Rodrigues. Nelson Rodrigues foi criado no Rio de Janeiro, dentro do clima da época: as vizinhas na janela scalizando os outros moradores, solteiras ressentidas, viúvas tristes. Os velórios eram feitos em casa, usava-se escarradeira e o banho era de bacia. Nelson registrava em sua memória esse cenário da classe média. Daí sairiam os personagens de sua obra literária.


      A estrutura das peças do autor, ao contrário do teatro que se fazia até então, é aberta, justapondo diversos tempos e situações para traduzir uma visão mais dinâmica da realidade. A linguagem viva e coloquial é transposta diretamente da classe média carioca, principalmente do subúrbio.

      Dentre as suas peças mais conhecidas têm-se Vestido de Noiva, escrita em janeiro de 1943 e dirigida no mesmo ano pelo polonês Ziembinski. A peça é considerada uma obra aberta, pois permite várias interpretações e possui diversas portas de entrada e saída.



      Compõe-se de três atos, com passagem de tempo indenida entre eles, devido ao conceito de tempo que está totalmente diluído no decorrer da história. Não há linearidade cronológica - o que situa a peça num momento de questionamento dos princípios realistas. Porém, a lógica de Vestido de Noiva, é o uso absoluto do ashback, recurso que até aquele momento só era utilizado no cinema.

      Na peça em questão, assim como em outras do dramaturgo, o traço marcante é a tentativa de desvelar a interioridade dos protagonistas. Além da análise psicológica tradicional, Nelson Rodrigues procura, sob inuência freudiana (que ele negava, armando nunca ter lido Freud), aproximar-se dos abismos do inconsciente e do subconsciente, além de criar uma galeria de personagens arquetípicos, o que faz dele um homem de estilo próprio e capaz de ditar novos rumos ao teatro brasileiro da época.




∞ Beatriz Lopes

0 comentários: